EXPOSIÇÃO | digital REVISTA INFRA FM

Players do mercado falando de inovação, tecnologias e processos de FM

protecta-sodexo-faci.jpg

Felipe Clemente

CEO do Segmento Saúde On-site Brasil

ARTIGO

AMBIENTES HOSPITALARES MAIS SEGUROS

Capacitação, processos e tecnologias combinam-se em uma solução com foco em prevenir e controlar infecções em ambientes de saúde

Desde sempre a grande preocupação das instituições de saúde é a prestação de serviços com qualidade e segurança. Os conceitos de segurança e desinfecção estão permeando a sociedade neste “novo normal” e passaram a ser uma exigência em todas as atividades. Desde o simples ato de lavar as mãos quando se chega em casa até o controle de infecções em um centro cirúrgico. 

 

As Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em ambientes hospitalares são uma grande preocupação pois, no Brasil, segundo o ¹Ministério da Saúde, estima-se que a taxa de infecções atinja 14% das internações, enquanto no mundo um em cada dez pacientes é afetado por infecções relacionadas à assistência à saúde com maior incidência em pacientes que demandam cuidados agudos. 

 

As IRAS são problemas capazes de gerar alta morbidade e mortalidade. De 20% a 30% das infecções são consideradas evitáveis por meio de programas intensivos de higiene e controle, de acordo com o Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, 2016).

 

Diante deste cenário complexo, mais do que nunca o combate às IRAS vem se tornando um desafio na saúde, por isso, é fundamental que as atividades de prevenção e controle permaneçam na linha de frente das instituições hospitalares. E é com o propósito de apoiá-las nesse grande desafio que a Sodexo, líder em serviços de Qualidade de Vida, criou o programa Protecta by Sodexo a partir de sua experiência no atendimento a instituições de saúde no Brasil e no mundo.

 

 

Protecta é uma combinação exclusiva de produtos químicos de limpeza e desinfecção, materiais, ferramentas, processos, treinamentos e tecnologia com foco na redução de infecções, que foi criada em torno de uma estrutura de risco e de processos de governança. Com base em evidências, concentra-se em capacitar as pessoas certas em atividades que podem ser desafiadoras, garantindo que os processos sejam respeitados e colocados em prática, e fornecendo as tecnologias certas para aquele momento.

 

 

A solução é construída de forma personalizada em torno da avaliação do risco de infecção em cada instituição e da compreensão de métodos diferentes que precisam ser aplicados em momentos distintos. O risco de infecção varia dependendo não apenas de um ambiente específico, mas também do que está sendo feito naquele local, os tipos de pacientes presentes e quais equipamentos ou ativos existem. Isso requer uma abordagem cuidadosa e uma análise em várias camadas, incorporando um padrão de procedimentos operacionais, materiais e produtos específicos para a tarefa em questão, e um regime de governança. O controle de infecção realizado com o Protecta fortalece a proposta de valor dos hospitais, tornando-os mais seguros para pacientes, equipes e visitantes.

"Protecta é uma combinação exclusiva de produtos químicos de limpeza e desinfecção, materiais, ferramentas, processos, treinamentos e tecnologia com foco na redução de infecções, criada em torno de uma estrutura de risco e de processos de governança"

– Felipe Clemente, CEO do Segmento Saúde On-site Brasil

-protecta-sodexo-ambi.jpg

Segundo Felipe Clemente, CEO do Segmento Saúde On-site Brasil, a Sodexo atua com o intuito de ajudar seus parceiros da área da saúde a prestar cuidados ao longo do tratamento de um paciente. “Prevenir, controlar e reduzir as infecções é o nosso objetivo – porque as infecções hospitalares podem ocorrer em qualquer serviço de saúde. Muitas vezes, seu surgimento está relacionado às condições de higiene no local ou até mesmo aos cuidados com medidas fundamentais, como higiene das mãos, troca de curativos ou a manutenção de algum equipamento. Para diminuir o risco de infecções, medidas preventivas devem ser adotadas de forma sistêmica nos hospitais. São práticas e processos da rotina hospitalar que ajudam a proteger os pacientes, os visitantes ou os próprios profissionais”, destaca Felipe.

 

O programa foi implementado em diversos países onde a Sodexo atua, como nos EUA, onde foi aplicado em 12 hospitais com a colaboração do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), atingindo resultados muito positivos², como a redução de 53% de Clostridioides difficile* e de 70% de MRSA**.

 

Com a efetividade global comprovada, a companhia traz a solução ao Brasil, unindo o conhecimento do mercado nacional, a sua expertise global e, principalmente, o olhar de pessoas preparadas para apoiar e ampliar a performance dos hospitais brasileiros no combate às IRAS. “A Sodexo é o parceiro ideal para colaborar com as instituições de saúde, para que consigam promover e construir um ‘novo normal’, mais leve e seguro para todos”, conclui Felipe.

* Anteriormente conhecido como: Clostrfdium dffflcfle. Fonte: https://www.cdc.gou/cdiff /index.htm1 

** MRSA - Staphylococcus oureus resistente à meticilina

¹Ministério da Saúde, 2018

²Sodexo USA – White Paper: Reducing patient harm with a novel environmental infection control program

ambientes-hospitalar.jpg

Protecta: evolua sua prevenção de infecções hospitalares

Hospitais e instalações de saúde devem evoluir a maneira na qual protegem seus pacientes, equipes médicas, operacionais e comunidades. E isso inclui realizar o controle e redução das infecções hospitalares. O Protecta by Sodexo pode apoiar a sua instituição de saúde a enfrentar esse desafio, trazendo uma abordagem mais segura, baseada em evidências para a prevenção ambiental de infecções, que vão muito além do que apenas a limpeza das superfície.

 

A solução pode ser aplicada em todo o ambiente hospitalar, porém a ênfase da abordagem deve ser voltada às áreas de maior risco de contaminação, que são:

 

• UTIs: adulto, pediatria e neonatal;

• Centros Cirúrgicos;

• Centros de Obstetrícia;

• Centros de materiais e esterilização;

• Áreas voltadas para isolamento.

Saiba mais sobre o programa Sodexo Protecta

 

br.sodexo.com/protecta

© Janeiro 2021 | Revista INFRA FM | EDC Expositor Digital de Conteúdo

Todos os direitos reservados. Reprodução proibida sem prévia autorização.